Governo entrega mais um sistema de abastecimento de água

Maricelle Lima Vieira | Secid - MT

A iniciativa é do programa “Água Fácil”, com instalação dos chamados Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água - Foto por: Arquivo Secid
A | A

Cento e oitenta famílias serão beneficiadas com dois reservatórios com capacidade de 20 mil litros cada e uma rede de distribuição de água de 3.870 mil metros na comunidade rural Paraiso do Manso, em Chapada dos Guimarães (a 64 km de Cuiabá). O investimento é de R$ 435 mil contemplados pelo programa do Governo do Estado, “Água Fácil”, que prevê a instalação dos chamados Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA).

A entrega da obra será na manhã deste sábado com a presença de representantes da Secretaria de Estado das Cidades, prefeitura de Chapada dos Guimarães e comunidade local.

A obra que começou em abril de 2017 contempla ainda a adequação de bombeamento, tratamento de água por cloração e urbanização (segurança/cercamento, luminárias e adequação de energia elétrica). O serviço foi desenvolvido para minimizar o problema da escassez de água em comunidades que não contam com o serviço de forma regular.

Para o aposentado Júlio Vitor da Cruz, 73 anos, os reservatórios e a rede de distribuição são um sonho realizado. Ele conta que a comunidade foi criada em 2007 com a desapropriação de sua terra com a construção da Usina Hidrelétrica de Manso, em 2000.

“Fui obrigado deixar toda uma vida para um bem comum. Hoje vejo que colhemos o que plantamos. Toda comunidade é muito agradecida ao Governo e equipe da Secid em nunca mais padecer por falta de água”.

Sobre SSAA

Segundo informações da Superintendência de Saneamento da Secid, os sistemas de abastecimento atingem 68 comunidades em todo Estado. Cada uma das localidades atendidas tem cerca de 200 famílias e estão situadas em 14 municípios mato-grossenses.