Pular para o conteúdo

A Companhia de Saneamento do Estado de Mato Grosso (Sanemat) foi constituída pela Lei nº 2.626 de 07/07/1966 e regulamentada pelo Decreto nº 20 de 03/08/1966. O órgão é uma sociedade de economia mista de capital fechado, sujeita aos ditames da Lei 6.404/76 (Lei das S/A).

O Governo de Mato Grosso é o acionista majoritário da Companhia e 17,4% do seu capital é pertencente a acionistas minoritários. Dentre eles estão prefeituras que receberam ações ao tempo da assinatura dos contratos de concessão na década de 70, e que ainda mantêm a propriedade dessas ações. Também fazem parte investidores privados, que adquiriram ações vendidas por prefeituras em leilões.

O objetivo de sua constituição foi o de solucionar os problemas de abastecimento de água e dos serviços de esgotamento sanitário do Estado de Mato Grosso, em face da implantação dos programas de urbanização e industrialização do Estado de Mato Grosso. O seu objetivo estabelecido por Lei está retratado no seu Estatuto Social, nos seguintes termos:

"Artigo 4º - A sociedade tem por objetivo:

---------------------------------------

c) explorar, diretamente ou por intermédio de subsidiárias regionais ou locais, serviços de água e esgotos sanitários, celebrando Convênios para execução e exploração desses serviços.

---------------------------------------

f) promover a extinção de Entidades Municipais destinadas à exploração de serviços de Água e Esgoto Sanitário, incorporando o seu acervo;

----------------------------------------

i) propor desapropriação, servidão e promover a encampação ou incorporação de serviços de Saneamento Básico dos Municípios;"